аIJʿª½±

COMUNICADO ? IMPRENSA 11 de fevereiro de 2021

Primeiro Apoio do Banco Mundial para Implementa??o de Vacinas de COVID-19 em ?frica

Cabo Verde vai adquirir e distribuir vacinas para quase 200.000 pessoas ¨C cerca de 35% da popula??o ¨C incluindo os 20% das popula??es priorit¨¢rias

WASHINGTON, 11 de Fevereiro 2021 ¡ª O Banco Mundial aprovou hoje um financiamento adicional de U$5 milh?es da Associa??o Internacional de Desenvolvimento (AID) para um fornecimento justo e acess¨ªvel de vacinas da COVID-19 ¨¤ pequena na??o insular de Cabo Verde. Esta ¨¦ a primeira opera??o financiada pelo Banco Mundial em ?frica para apoiar o plano de imuniza??o de um pa¨ªs para COVID-19 e auxiliar na compra e distribui??o da vacina em linha com a Iniciativa COVAX de Acesso Global ¨¤s Vacinas de COVID-19.

Este financiamento adicional vem apoiar os esfor?os do pa¨ªs para a compra e distribui??o de mais de 400.000 doses da vacina para COVID-19, bem como de equipamentos de prote??o pessoal, como m¨¢scaras e suprimentos m¨¦dicos, de modo a garantir uma implementa??o eficaz da campanha de vacina??o. O projeto financiar¨¢, igualmente, equipamento e transporte para uma cadeia de frio, e tamb¨¦m uma melhoria da infraestrutura de sa¨²de para ajudar na reabertura do pa¨ªs ao turismo. Trata-se de um desenvolvimento do suporte de emerg¨ºncia fornecido pelo .

¡°No contexto de uma segunda vaga do coronav¨ªrus a causar grave impacto nas vidas e economias de ?frica, fechando escolas e neg¨®cios, estamos a fortalecer os nossos esfor?os para ajudar os pa¨ªses a comprar e a distribuir vacinas, testes e tratamentos, e a avigorar os sistemas de vacina??o,¡± explica Ousmane Diagana, Vice-Presidente do Banco Mundial para a ?frica Ocidental e Central. ¡°Cabo Verde tem imensa experi¨ºncia com campanhas de vacina??o e est¨¢ bem preparado para dar in¨ªcio ¨¤ implementa??o das vacinas este m¨ºs. Esta ¨¦ uma medida crucial para ajudar a assegurar o futuro do povo cabo-verdiano, para recuperar empregos e realavancar a ind¨²stria do turismo, particularmente impactada pela pandemia.¡±

A economia tem sido drasticamente afetada pela crise, com uma contra??o estimada para o PIB de 11% em 2020. A economia do arquip¨¦lago na costa de ?frica Ocidental sofreu uma queda na entrada de turistas de 70% em 2020, com a taxa de desemprego a beirar os 20% e a de pobreza mais do que dobrando de 20% para 45% no curto prazo. Embora dois ter?os das mortes ocorram entre pessoas com mais de 65 anos, os cabo-verdianos jovens e economicamente ativos s?o os mais afetados pelo v¨ªrus.

¡°Ap¨®s meses de trabalho rigoroso e de grande colabora??o, enche-nos de muita satisfa??o a aprova??o pelo Banco Mundial desse financiamento adicional para ajudar Cabo Verde a comprar e distribuir vacinas contra o v¨ªrus da COVID-19,¡± expressou o Dr. Olavo Avelino Garcia Correia, Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finan?as de Cabo Verde. ¡°Este financiamento ¨¦ um complemento necess¨¢rio ¨¤s medidas prontas e abrangentes instauradas em Cabo Verde desde o in¨ªcio da pandemia. Estamos agora empenhados em assegurar que a popula??o seja prontamente vacinada, de forma a podermos reestabelecer o crescimento econ¨®mico de uma maneira mais resiliente e diversificada¡±.

Para ajudar a preparar o Plano Nacional de Vacina??o contra a COVID-19, uma avalia??o de aptid?o da vacina foi conduzida pelo Governo de Cabo Verde com apoio do Banco Mundial, da Organiza??o Mundial de Sa¨²de (OMS) e do Fundo das Na??es Unidas para a Inf?ncia (UNICEF). A avalia??o demonstrou que as prepara??es est?o bem encaminhadas, o quadro legal e o processo de identifica??o da popula??o visada est?o instalados, e Cabo Verde est¨¢ agora apto a fazer recurso ao Compromisso de Mercado Avan?ado da Iniciativa COVAX (CMA-COVAX) como principal mecanismo para a compra de vacinas.

Em resposta ¨¤ pandemia, o Grupo Banco Mundial em Cabo Verde respondeu rapidamente e focou-se em tr¨ºs grandes ¨¢reas para: salvar vidas, proteger os pobres e reconstruir melhor. Como parte da resposta sanit¨¢ria, uma opera??o emergencial para a sa¨²de de U$5 milh?es e uma subven??o adicional de U$940.000 atrav¨¦s do Mecanismo para Emerg¨ºncia Pand¨ºmica ajudaram na aquisi??o de equipamento m¨¦dico essencial. Complementarmente, U$10 milh?es das Opera??es de Levantamento de Cr¨¦dito Diferidas a Cat¨¢strofes foram acionados para auxiliar a fechar o d¨¦fice or?amental provocado pelo choque econ¨®mico e a resposta sanit¨¢ria. Para proteger os mais vulner¨¢veis, U$3 milh?es foram realocados para fornecer transfer¨ºncias emergenciais de dinheiro a mais fam¨ªlias em dificuldades. O projeto de Refor?o do Ensino e do Desenvolvimento de Compet¨ºncias ajudou, igualmente, na compra de tablets e aparelhos de televis?o para garantia do ensino ¨¤ dist?ncia durante o confinamento. Para a retomada da economia, um financiamento adicional por via do projeto de Acesso a Finan?as para Micro, Pequenas e M¨¦dias Empresas na COVID-19 veio apoiar os pequenos e m¨¦dios neg¨®cios no acesso ao cr¨¦dito. Tamb¨¦m foram recentemente aprovados U$25 milh?es suplementares para fortalecer a resili¨ºncia fiscal e reformar as Empresas Estatais.

O Banco Mundial, uma das maiores fontes de fundos e de conhecimentos para pa¨ªses em desenvolvimentos, est¨¢ a tomar a??es vastas e ¨¢geis para ajudar os pa¨ªses em desenvolvimento a responder aos impactos sanit¨¢rios, sociais e econ¨®micos da COVID-19. Isso inclui U$12 mil milh?es para ajudar pa¨ªses de rendimento baixo e m¨¦dio a comprar e distribuir vacinas para COVID-19, testes, e tratamentos, e a fortalecer os sistemas de vacina??o. O financiamento soma-se ¨¤ resposta mais abrangente do Banco Mundial ¨¤ COVID-19, a qual  est¨¢ a ajudar mais de 100 pa¨ªses a consolidar os seus sistemas de sa¨²de, a dar suporte aos agregados mais pobres, e a criar condi??es de apoio ¨¤ preserva??o dos meios de vida e emprego das popula??es mais afetadas.

COMUNICADO ? IMPRENSA N? 2021/090/AFR

Dakar