COMUNICADO ? IMPRENSA27 de junho de 2024

O Banco Mundial vai acelerar a inclus?o digital de 180 milh?es de pessoas na ?frica Oriental e Austral

WASHINGTON, 27 de junho de 2024 - Um novo programa que ir¨¢ beneficiar mais de 180 milh?es de pessoas at¨¦ 2032 est¨¢ destinado a aumentar significativamente o acesso ¨¤ Internet e a utiliza??o inclusiva de servi?os digitais e transformar o panorama digital na ?frica Oriental e Austral.

A digitaliza??o ¨¦ uma das ferramentas mais potentes atualmente dispon¨ªveis para erradicar a pobreza num planeta habit¨¢vel. No entanto, a regi?o da ?frica Oriental e Austral tem o ritmo mais lento de digitaliza??o a n¨ªvel mundial, com apenas 64% da popula??o coberta pela Internet de alta velocidade e apenas 24% da popula??o utilizava a Internet em 2023. Para acelerar a digitaliza??o, a regi?o necessita de mercados digitais mais integrados, uma vez que a digitaliza??o se baseia em economias de escala e efeitos de rede, que frequentemente se expandem para al¨¦m dos mercados e das fronteiras.

A ¨¦ um pacote de financiamento de US$2,48 mil milh?es ¡ª financiado atrav¨¦s da Associa??o Internacional de Desenvolvimento* (AID) e do Banco Internacional para Reconstru??o e Desenvolvimento (BIRD) ¡ª que tem como objetivo reunir 15 pa¨ªses e Comunidades Econ¨®micas Regionais e abordar desafios comuns, como a cobertura limitada da Internet devido a lacunas nas infraestruturas, a baixa utiliza??o devido ao elevado custo dos dados e dos dispositivos, as compet¨ºncias digitais limitadas e a falta de identifica??o digital necess¨¢ria para as transa??es em linha.

¡°O IDEA ¨¦ um programa hol¨ªstico que ir¨¢ criar oportunidades para que centenas de milh?es de africanos possam participar ativamente e contribuir para o avan?o das economias digitais da regi?o. Este esfor?o sublinha a import?ncia crucial que t¨ºm as parcerias entre os sectores p¨²blico e privado na promo??o do crescimento econ¨®mico sustent¨¢vel", afirmou Victoria Kwakwa, Vice-Presidente do Banco Mundial para a regi?o da ?frica Oriental e Austral.

O programa IDEA ser¨¢ implementado por fases durante um per¨ªodo de oito anos e visar¨¢ inicialmente pa¨ªses que t¨ºm um acesso inferior a 50% ¨¤ internet de alta velocidade. Angola, a Rep¨²blica Democr¨¢tica do Congo e o Malawi participar?o na primeira fase, que proporcionar¨¢ um novo e melhorado acesso ¨¤ Internet de banda larga a mais de 50 milh?es de pessoas no seu conjunto. Outros pa¨ªses e organismos regionais dever?o juntar-se nas fases subsequentes com base na sua elegibilidade e n¨ªvel de prontid?o. O Mercado Comum da ?frica Oriental e Austral (COMESA) liderar¨¢ a coordena??o regional e facilitar¨¢ o interc?mbio de experi¨ºncias e li??es entre os pa¨ªses participantes.

"O programa IDEA apoiar¨¢ os pa¨ªses participantes e os Estados-Membros do COMESA no refor?o das infraestruturas digitais e das compet¨ºncias para que possam promover a utiliza??o produtiva da digitaliza??o em prol do crescimento econ¨®mico e de sociedades mais inclusivas, abrindo assim o caminho a um aumento do com¨¦rcio de servi?os digitais e a um mercado digital regional din?mico. Tendo em conta a r¨¢pida evolu??o e a natureza transversal do sector, o COMESA pretende dar realce ¨¤ recolha de ensinamentos e resultados e ¨¤ partilha de ferramentas pr¨¢ticas atrav¨¦s de toda a regi?o para ajudar os pa¨ªses a colher plenamente os benef¨ªcios da economia digital". Disse Sua Excel¨ºncia Chileshe Mpundu Kapwepwe, Secret¨¢rio-Geral do COMESA.

O programa IDEA est¨¢ estruturado em torno de tr¨ºs pilares t¨¦cnicos centrados na expans?o da banda larga e na seguran?a do alojamento de dados, para que as pessoas possam aceder a uma Internet de baixo custo, fi¨¢vel e de qualidade; implanta??o de infraestruturas p¨²blicas digitais com capacidades de interoperacionalidade e as salvaguardas digitais necess¨¢rias para promover uma utiliza??o fi¨¢vel e segura das tecnologias digitais e dos servi?os digitais; e o desenvolvimento de aplica??es, servi?os e capacidades globais digitais, que podem promover a utiliza??o produtiva das tecnologias digitais e ter um impacto potencialmente elevado nas atividades econ¨®micas e sociais. O programa procura especificamente aproveitar os investimentos do sector privado e tirar partido das economias de escala regionais, incentivar a promo??o de oportunidades econ¨®micas para as mulheres e promover a igualdade de g¨¦nero no panorama digital, assim como maximizar os co-benef¨ªcios clim¨¢ticos, dada a exposi??o da regi?o ¨¤s altera??es clim¨¢ticas.

Um quarto pilar centrar-se-¨¢ na gest?o de projetos e no desenvolvimento de capacidades para apoiar a implementa??o, a gera??o de conhecimentos e a coordena??o regional. Cada pilar proporciona diferentes op??es, permitindo que os pa¨ªses selecionem atividades com base nas suas prioridades, prepara??o, ambiente prop¨ªcio subjacente e recursos dispon¨ªveis.

O IDEA ir¨¢ contribuir para o crescimento econ¨®mico sustent¨¢vel atrav¨¦s da poupan?a dos custos, aumento da efici¨ºncia e ganhos de produtividade a longo prazo, alimentados por uma maior ado??o de solu??es digitais pelos cidad?os, empresas e governos em toda a regi?o.

*A Associa??o Internacional de Desenvolvimento (AID) do Banco Mundial, criada em 1960, ajuda os pa¨ªses de baixos rendimentos de todo o mundo atrav¨¦s da concess?o de subven??es e empr¨¦stimos com juros baixos ou sem juros para projetos e programas que impulsionam o crescimento econ¨®mico, reduzem a pobreza e melhoram a vida das pessoas. A AID ¨¦ uma das maiores fontes de apoio aos seus 75 pa¨ªses clientes, 39 dos quais se situam em ?frica. Desde 1960, a AID j¨¢ forneceu US$552 mil milh?es a 115 pa¨ªses. Os compromissos anuais atingiram em m¨¦dia cerca de US$36 mil milh?es nos ¨²ltimos tr¨ºs anos (AF21-AF23), com cerca de 75% para ?frica. Mais informa??es online:  #IDAworks

COMUNICADO ? IMPRENSA N? 2024/039/AFE

Washington