COMUNICADO ? IMPRENSA 4 de mar?o de 2021

Aproximadamente 350 Milh?es de Crian?as no Mundo Carecem de Cuidados de Qualidade

WASHINGTON, 4 de mar?o de 2021¡ª Mais de 40 por cento de todas as crian?as abaixo da idade escolar ¨C ou aproximadamente 350 milh?es delas ¨C precisam de cuidados mas n?o t¨ºm acesso ao servi?o, segundo o novo relat¨®rio do Banco Mundial lan?ado hoje. Como resultado disso, muitas crian?as est?o sendo mantidas em ambientes sem seguran?a e sem est¨ªmulos. A pandemia da COVID-19 exp?s ainda mais as falhas na presta??o de servi?os de cuidado infantil e a vulnerabilidade do setor em todo o mundo.

O novo relat¨®rio (Melhores Empregos e Futuros Brilhantes: Investindo no Cuidado Infantil para Construir Capital Humano) destaca como os investimentos no cuidado infantil podem aumentar a empregabilidade e a produtividade das mulheres, gerar novos empregos, melhorar o desempenho infantil, impulsionar o desenvolvimento econ?mico e sustentar uma recupera??o mais resiliente e inclusiva ap¨®s a pandemia. O relat¨®rio aponta que as dificuldades enfrentadas por muitas fam¨ªlias durante a pandemia para conciliar os cuidados com as crian?as e as responsabilidades profissionais tamb¨¦m podem gerar a cria??o de pol¨ªticas que abordem essa quest?o.

Investir no cuidado infantil acess¨ªvel e de qualidade ¨¦ essencial para criar oportunidades de sair da pobreza, ajudando para que todos atinjam seu potencial, e aumentando a equidade ¨C pilares fundamentais para a produtividade e o crescimento econ?mico de um pa¨ªs.

¡°Os primeiros cinco anos da vida de uma crian?a s?o um per¨ªodo de r¨¢pido desenvolvimento cerebral. Proporcionar um ambiente seguro e estimulante para elas nesse per¨ªodo gera retornos enormes e torna os futuros investimentos em educa??o muito mais eficazes,¡± afirmou Jaime Saavedra, Diretor Global de Educa??o do Banco Mundial. ¡°No entanto, 40 por cento das crian?as nos pa¨ªses de baixa e m¨¦dia renda necessitam mas n?o t¨ºm acesso ao cuidado infantil. Precisamos expandir os investimentos na ¨¢rea urgentemente.¡±

Os governos t¨ºm papel crucial na maximiza??o tanto da participa??o das mulheres no mercado de trabalho como do desenvolvimento infantil. Eles podem ajudar a garantir o cuidado infantil de qualidade, acess¨ªvel e que atenda ¨¤s necessidades de todas as fam¨ªlias, principalmente das mais vulner¨¢veis. A expans?o da economia na ¨¢rea de cuidados infantis e a forma??o da for?a de trabalho espec¨ªfica tamb¨¦m podem gerar at¨¦ 43 milh?es de novos empregos, ao mesmo tempo em que facilita para que mais pessoas ¡ª principalmente mulheres ¡ª possam procurar emprego ou voltar ao trabalho.

¡°Sem o cuidado infantil de qualidade, as fam¨ªlias ¡ª e as mulheres, em particular ¡ª enfrentam um enorme obst¨¢culo. A falta de acesso pode impedir que as mulheres retornem ao trabalho ap¨®s o parto, e limitar a qualidade ou a quantidade de oportunidades de trabalho e renda, o que pode resultar em impactos negativos substanciais no bem-estar da fam¨ªlia,¡± declarou Caren Grown, Diretora Global de G¨ºnero do Banco Mundial. ¡°O Banco Mundial est¨¢ apoiando os pa¨ªses que v¨ºm tomando medidas para buscar solu??es para o cuidado infantil de forma a permitir a maior participa??o das mulheres no mercado de trabalho, a melhorar o desenvolvimento infantil e os resultados do capital humano, e a reduzir as desigualdades.¡±

O relat¨®rio destaca os cinco objetivos principais de pol¨ªticas que os governos podem adotar para acelerar o progresso com vistas ao cuidado infantil de qualidade e acess¨ªvel para todas as fam¨ªlias que o necessitam:

1. Expandir o acesso ao cuidado infantil com a promo??o de diversos tipos de medidas para atender ¨¤s diferentes necessidades da fam¨ªlia (tais como op??es em creches e em casa, financiamentos flex¨ªveis para as fam¨ªlias e cobertura das horas de trabalho adicionais, entre outros).

2. Priorizar a cobertura do cuidado infantil para as fam¨ªlias mais vulner¨¢veis e assegurar a disponibiliza??o de op??es gratuitas e de baixo custo.

3. Alocar recursos suficientes para tornar o cuidado infantil acess¨ªvel ¨¤s fam¨ªlias e assegurar sua qualidade.

4. Definir acordos institucionais claros e exequ¨ªveis e estabelecer coer¨ºncia no sistema ¨C e garantir o alinhamento entre os diferentes ¨®rg?os governamentais.

5. Assegurar que as crian?as estejam em ambientes seguros e estimulantes por meio de um sistema robusto de garantia de qualidade e m?o-de-obra capacitada.

O relat¨®rio complementa o relat¨®rio ¡°Mulheres, Empresas e o Direito, 2021¡± do Banco Mundial, que identificou que as mulheres em todo o mundo continuam enfrentando leis e regulamentos que restringem as suas oportunidades econ?micas, visto que a pandemia est¨¢ gerando novos desafios relacionados ¨¤ sua sa¨²de, seguran?a e estabilidade econ?mica.

COMUNICADO ? IMPRENSA N? 2021/114/HD

Em Washington